Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

OS CAMINHOS DO SÍNODO DE MISSOURI NO RIO GRANDE DO SUL: EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE (1900-1910)

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 47 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/50556

ISSN

2236-3459

Autores

Patrícia Weiduschadt,

Tópico(s)

Historical Education Studies Worldwide

Resumo

ResumoEste trabalho tem como objetivo compreender a instalação da instituição luterana do Sínodo de Missouri (1900) e a sua atuação na realidade religiosa e educativa do Rio Grande do Sul. Como aporte conceitual utilizaram-se os conceitos dehabitus e de campo, orientados por Pierre Bourdieu, para entender as disposições interiorizadas das comunidades pela consolidação do campo religioso e escolar. As fontes para embasar a pesquisa foram os dois periódicos editados pela instituição: Der Lutheraner e Kirchenblatt. O estudo discorre sobre a constituição do Sínodo, a formação das primeiras comunidades, as disputas com as instituições luteranas concorrentes, o incremento de aspectos doutrinários na formação educacional e a preocupação com a formação de professores e pastores.

Referência(s)