
OS CAMINHOS DO SÍNODO DE MISSOURI NO RIO GRANDE DO SUL: EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE (1900-1910)
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 47 Linguagem: Português
10.1590/2236-3459/50556
ISSN2236-3459
Autores Tópico(s)Historical Education Studies Worldwide
ResumoResumoEste trabalho tem como objetivo compreender a instalação da instituição luterana do Sínodo de Missouri (1900) e a sua atuação na realidade religiosa e educativa do Rio Grande do Sul. Como aporte conceitual utilizaram-se os conceitos dehabitus e de campo, orientados por Pierre Bourdieu, para entender as disposições interiorizadas das comunidades pela consolidação do campo religioso e escolar. As fontes para embasar a pesquisa foram os dois periódicos editados pela instituição: Der Lutheraner e Kirchenblatt. O estudo discorre sobre a constituição do Sínodo, a formação das primeiras comunidades, as disputas com as instituições luteranas concorrentes, o incremento de aspectos doutrinários na formação educacional e a preocupação com a formação de professores e pastores.
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