Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação dos sentidos na contemporaneidade e suas implicações pedagógicas

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/0103-7307201507810

ISSN

1980-6248

Autores

Luiza Silva Rodrigues, Odilon José Roble,

Tópico(s)

Corporeality, Perception, and Education

Resumo

Resumo Este texto aborda a "educação dos sentidos", temática atual, porém pouco explorada sistematicamente. Embora constituam a principal forma de apreensão do mundo, segundo Michel Onfray, e recebam, como afirma Christoph Türcke, uma espécie de "superestimulação" na sociedade da informação, os sentidos, paradoxalmente, são direcionados a objetos e interesses específicos, quase sempre ligados ao consumo. A proposta deste estudo situou-se na reflexão sobre corpo e sensibilidade, a partir do cruzamento entre essa razão dos sentidos e a lógica atual da superestimulação. Encontra-se a premência de um saber estético, que não apenas se direciona à arte, mas se espraia para a conduta contemporânea como um todo. Esse encontro permitiu descortinar possibilidades para a educação dos sentidos.

Referência(s)