Produzindo diferença: neoliberalismo, neoconservadorismo e a política de reforma educacional
2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 21; Issue: 46 Linguagem: Português
10.26512/lc.v21i46.4684
ISSN1981-0431
Autores Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoNeste artigo, são levantadas questões sobre os atuais esforços para a “reforma” educacional em andamento em várias nações. São atualizados e ampliados os argumentos de inspiração gramsciana sobre o crescente poder do senso comum direitista, presentes na obra Educating the “Right” Way (Apple, 2006). Neste processo, são utilizadas pesquisas e argumentos baseados nas experiências inglesa, americana, neozelandesa e escandinava para documentar alguns dos efeitos ocultos de duas estratégias conectadas – propostas de mercado inspiradas no neoliberalismo com ênfase no que denominamos de “democracia frágil”, baseadas na escolha individual do consumidor em vez de “democracia espessa” com base na participação coletiva plena; e propostas reguladoras inspiradas no neoliberalismo, neoconservadorismo e no gerencialismo de classe média, que reforçam o poder da “cultura de auditoria”.
Referência(s)