Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Produzindo diferença: neoliberalismo, neoconservadorismo e a política de reforma educacional

2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 21; Issue: 46 Linguagem: Português

10.26512/lc.v21i46.4684

ISSN

1981-0431

Autores

M. Apple,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

Neste artigo, são levantadas questões sobre os atuais esforços para a “reforma” educacional em andamento em várias nações. São atualizados e ampliados os argumentos de inspiração gramsciana sobre o crescente poder do senso comum direitista, presentes na obra Educating the “Right” Way (Apple, 2006). Neste processo, são utilizadas pesquisas e argumentos baseados nas experiências inglesa, americana, neozelandesa e escandinava para documentar alguns dos efeitos ocultos de duas estratégias conectadas – propostas de mercado inspiradas no neoliberalismo com ênfase no que denominamos de “democracia frágil”, baseadas na escolha individual do consumidor em vez de “democracia espessa” com base na participação coletiva plena; e propostas reguladoras inspiradas no neoliberalismo, neoconservadorismo e no gerencialismo de classe média, que reforçam o poder da “cultura de auditoria”.

Referência(s)