
A LEALDADE DO CONSUMIDOR COMO CONSEQUÊNCIA DAS EMOÇÕES, QUALIDADE PERCEBIDA, E VALORES DE CONSUMO: UM ESTUDO NO COMÉRCIO DE VAREJO TÊXTIL
2014; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1984-3534
AutoresCristiana Demski da Silva, Ricardo Boeing da Silveira, Marcelo Moll Brand�ão,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste estudo teve como objetivo analisar a associacao dos valores de consumo hedonico, utilitario e social/simbolico na avaliacao da lealdade do consumidor em uma empresa de varejo textil para tapecaria. A pesquisa pode ser caracterizada como um survey de carater descritivo quanto aos seus fins, e foi realizada em uma empresa de tapecaria, sendo aplicados 260 questionarios. Para as analises estatisticas multivariadas dos dados utilizou-se o teste nao parametrico Kruskal-Wallis, assim como as correlacoes de Pearson para testar as hipoteses. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos clientes percebem os valores de consumo hedonico, utilitario e social/simbolico, bem como a qualidade percebida e as emocoes no momento da compra. A dimensao mais citada pelos respondentes esta relacionada a qualidade percebida, ou seja, o que os clientes mais observam na loja durante sua visita, sao os itens relacionados a qualidade, sendo estacionamento, ambiente da loja, estrutura funcional e organizacional. Constatou-se tambem, que os clientes estao satisfeitos com a loja, devido ao seu mix de produtos, precos e a qualidade dos produtos. Palavras chave: Valores de Consumo, Consumidor, Lealdade.
Referência(s)