
QUE GEOMETRIA MODERNA PARA AS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL?
2008; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 8; Issue: 25 Linguagem: Português
10.7213/rde.v8i25.3757
ISSN1981-416X
Autores Tópico(s)Historical Education Studies Worldwide
ResumoO presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisamaior cujo objetivo é investigar como foi a trajetória do ensino degeometria no Brasil e em Portugal, durante o MMM, e realizar umestudo histórico-comparativo. São discutidas as primeiras produçõesdidáticas para o ensino de Matemática na abordagem moderna emrelação ao ensino de geometria, nas séries finais do ensino secundário.No Brasil, analisamos um livro de Benedito Castrucci e em Portugal,o material elaborado por Sebastião e Silva. Consideramos quecompreender o ensino de geometria durante o MMM no Brasil, tendoa possibilidade de dialogar com uma investigação similar emPortugal, parece-nos muito interessante: as opções e entendimentosbrasileiros ganham significados novos ao estabelecermos acomparação com a realidade portuguesa.
Referência(s)