Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Competências para a gestão: expectativa de alunos do curso de administração da UEMA, de gestores e seus pares na Vale S.A. em São Luís – MA

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.5007/1983-4535.2015v8n2p134

ISSN

1983-4535

Autores

José Rômulo Travassos da Silva, Valderez F. Fraga, Déborah Moraes Zouain, Gustavo de Oliveira Almeida,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Avanços tecnológicos somados à Globalização têm contribuído para competitividade/ complexidade organizacional. A sobrevivência das empresas, nesse cenário, relaciona-se à criação e ao desenvolvimento de recursos e meios que lhes confiram competitividade. Daí a competência dos indivíduos tornar-se foco deste estudo, cujo objetivo central enfoca congruência ou não entre as competências adquiridas pelos alunos do Curso de Administração do Centro de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão – tanto segundo os sujeitos escolhidos no espaço acadêmico do Administrador - alunos e gestores - e as competências exigidas pelos gestores das empresas de São Luís - MA, como a VALE. A metodologia articulou métodos qualitativos e o referencial teórico em competências recorreu a vários autores. Os resultados mostraram elementos conceituais mais citados em competência, conhecimentos, habilidades, atitudes e capacidades e a preferência dos sujeitos pela formulação de Queiroz (2008). O conhecimento foi a base da congruência encontrada entre alunos e gestores da UEMA e da VALE. O destaque da empresa à capacidade analítica na seleção de candidatos reporta à insatisfação dos alunos aos métodos de ensino. O estágio merece diálogo entre as duas organizações. Futuros estudos poderão aprofundar questões como satisfação dos alunos, ensino na UEMA, desempenho acadêmico e profissional.

Referência(s)