Discussões De Julgamento Moral- Idiossincrasias Do Caso Brasileiro
2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1806-9770
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoRESUMO - Este trabalho descreve uma serie de estudos nos quais a tecnica de discussao de grupo de Kohlberg e Blatt foi utilizada, com o objetivo de aumentar o nivel de maturidade de julgamento moral. Os sujeitos do Estudo 1 foram 31 alunos de oitava serie, de ambos os sexos, que revelaram ganhos significativos de pre para pos-teste. O Estudo 2 teve como sujeitos estudantes de Pedagogia, que tambem apresentaram ganhos. Os resultados mais interessantes foram acidentais. Os adolescentes brasileiros geralmente nao aceitam bem ter de discutir dilemas trazidos pelo pesquisador ou pelo coordenador das discussoes de grupo. Foi feita uma tentativa de elaboracao de dilemas com um grupo de adolescentes e com estudantes de mestrado, depois de participarem das discussoes (no caso dos adolescentes) e depois de conhecer a teoria e o instrumento de Kohlberg (no caso dos estudantes de mestrado). Tres desses dilemas sao reproduzidos, para finalidades ilustrativas. A relutância em aceitar dilemas prontos e discutida a luz de resultados anteriores que revelam baixa incidencia de pensamento tipo estagio 4 (lei e ordem) entre os jovens brasileiros, e a luz da atual conjuntura politica e educacional. A necessidade de adaptacao da tecnica de discussao e outras tecnicas analogas e enfatizada.
Referência(s)