Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas
2015; COLÉGIO PEDRO II; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33025/grgcp2.v1i2.41
ISSN2358-7067
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente trabalho possui caráter reflexivo e relata algumas experiências relacionadas à prática pedagógica do autor. Ela busca, sobretudo, utilizar a abordagem do funk, enquanto expressão sociocultural, como um dos instrumentos possíveis de construção do saber geográfico no espaço escolar. O trabalho está dividido em três partes. Na introdução procura-se apresentar de maneira breve e crítica o fenômeno funk, apontando seus pontos de tensão. Num segundo momento, são realizados relatos de três experiências: no VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), numa escola municipal em Vigário Geral e no Colégio Pedro II. Por fim, são feitas algumas considerações acerca da apropriação do funk para a prática pedagógica em geografia.
Referência(s)