Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos

2015; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.3895/rbect.v8n3.2725

ISSN

1982-873X

Autores

Mauro de Souza Lima Prates Júnior, José Euzebio Simões Neto,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

<div><table cellspacing="0" cellpadding="0" align="right"><tbody><tr><td align="left" valign="top"><p class="ResumoRevista">O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizonte. Elaboramos duas situações-problema, com contextos relacionados aos modelos atômicos. Durante a intervenção didática, ministramos aulas sobre o tema como Sistema de Recursos para a resolução das situações-problema. A obtenção dos dados foi feita por observação durante as intervenções, questionários a priori e a posteriori e as soluções apresentadas às situações-problema pelos grupos de alunos. A resolução das situações-problema pelos estudantes contribuiu de forma significativa para o entendimento do conceito de modelos atômicos, pois 35% das respostas foram consideradas satisfatórias, um bom índice para o contexto desta pesquisa.</p></td></tr></tbody></table></div>

Referência(s)