
ENSINO DE QUÍMICA ASSOCIADO À INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NA ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERREIRA SOBRINHO, NA CIDADE DE JACIARA, MATO GROSSO, BRASIL.
2015; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2446-4821
AutoresIsael Minson Gomes, Leandro Carbo, Ester Minson Gomes Queiroz,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA Organizacao para Cooperacao e Desenvolvimento Economico (OCDE) divulga a cada tres anos um estudo sobre a situacao da educacao escolar formal comparando pouco mais de 60 paises. E o Programa Internacional de Avaliacao de Alunos (da sigla em ingles PISA), que avalia conhecimentos no ensino basico. De acordo com a pratica cotidiana em sala de aula, tem-se a constatacao de que o problema e serio, havendo a necessidade de fazer algo para melhorar essa situacao, e infelizmente depara-se com a falta de investimentos governamentais necessarios, de infraestrutura, capacitacao de corpo docente; para que esse quadro mude. O cerne desta pesquisa e o desenvolvimento de um tema central que relacione os conhecimentos previos dos alunos com os conteudos de Quimica, sobre a Industria Sucroalcooleira. Localmente, o tema e motivador do conhecimento porque a maioria dos alunos tem contato direto ou indireto com o assunto, pois muitos de seus pais trabalham nesta industria ou conhecem alguem muito proximo com ligacao a mesma. Em 2015, o Brasil ocupa a 60a posicao, atras de Colombia, Trindade e Tobago e Tailândia. Mas nao e necessaria uma avaliacao mundial para constatar-se que a educacao escolar brasileira nao vai bem. Tres turmas da terceira serie do Ensino Medio foram divididas em grupos para estudar a producao da cana de acucar, a producao de acucar e de etanol; e uma quarta turma nao participou do projeto, mas teve o importante papel de possibilitar a comparacao na aprendizagem daqueles que tiveram um ensino inovador com aqueles que tiveram um ensino tradicional. A metodologia demonstrou-se eficaz, pois foi observado uma maior motivacao, interesse e aplicacao dos alunos que participaram da nova proposta, principalmente quando comparadas aos que, ao mesmo tempo, receberam aulas nos moldes tradicionais de ensino.
Referência(s)