Artigo Produção Nacional

LIMITES E ULTRAPASSAGENS NO AUTOCONHECIMENTO DA MULHER: PONTOS DE TENSÃO ENTRE AS DOZE CORES DO VERMELHO, CORPO NO CERCO, MARAMAR E CANTOS E CANTARES, DE HELENA PARENTE CUNHA

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 20 Linguagem: Português

ISSN

2358-727X

Autores

Angélica Ribeiro Soares,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Resumo Este exercicio critico de penetracao nos vestigiosda poetica de Helena Parente Cunharealiza-se como um pensar (ex)tensivo do literario,que permite um olhar inter-relacionalentre o romance As doze cores do vermelho e ospoemas de Corpo no cerco, Maramar e Cantose cantares. Por esse procedimento, percebemsea constância da busca pela mulher do autoconhecimento libertador, bem como pontosde tensao na propria constituicao do literario,pondo-se, intensivamente, a narrativa a servicodo lirismo. Quer o romance, quer os poemasse identifi cam pela poeticidade que faz explodir os contornos dos generos literarios.Esse carater explosivo se projeta, entre outrosrecursos, na construcao dialogante de imagens(com enfase em metaforas, sinestesias, neologismos); na linguagem fragmentada porcortes inesperados na frase, que acaba por seconfundir com verso; pela ausencia de pontuacao,pela tensao entre som e sentido, por repeticoesde sons, supressoes de frases, palavrase expressoes, que atuam na intensifi cacao ritmicado discurso, a refl etirem, muitas vezes, oestado angustiante da personagem no romancee do sujeito lirico nos poemas. As refl exoessobre o processo de construcao de identidade apoiam-se na teoria critica feminista, em referenciasa psicanalise e em observacoes dealguns teoricos do pos-estruturalismo. Palavras-chave (Ex)tensao critico-literaria; genero; identidade; poeticidade. Angelica Soares Doutora em Letras pela UFRJ e Pos-Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa. Professora da Faculdade de Letras da UFRJ e pesquisadora do CNPq. Dentre suas publicacoes mais recentes, destacam-se os livros: A paixao emancipatoria: vozes femininas da liberacao do erotismo na poesia brasileira e Transparencias da memoria/estorias de opressao: dialogos com a poesia contemporânea de autoria feminina.

Referência(s)