Artigo Revisado por pares

Aspectos de uma política de formação de professores alfabetizadores: O PNAIC em Mato Grosso/Brasil

2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/ecs.v6i1.2138

ISSN

2237-1648

Autores

Ângela Rita Christofolo de Mello, Senilde Solange Catelan,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta uma analise do trabalho desenvolvido pelas formadoras das areas de Lingua Portuguesa e Matematica, Orientadores de Estudos (OEs) e, de forma indireta, alfabetizadores que atuaram nos tres primeiros anos do Ensino Fundamental no ano de 2014, subsidiados pelas acoes do Pacto Nacional pela Alfabetizacao na Idade Certa (PNAIC) em Alfabetizacao Matematica, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitario de Rondonopolis. Com o objetivo de analisar aspectos da formacao continuada ofertada pelo PNAIC, a pesquisa empirica, de abordagem qualitativa, analisou as informacoes coletados junto aos OEs, no periodo de 10 a 13 de novembro de 2014, quando aconteceu o IV Seminario do PNAIC, em Cuiaba/MT. Neste periodo, entregamos um roteiro contendo quatro questoes abertas para 21 OEs. Deste total, trabalhamos com as contribuicoes de 16 OEs. As informacoes coletadas indicam a necessidade da continuidade da oferta de formacao aos professores alfabetizadores, com proposicoes teoricas e metodologicas mais articuladas e contextualizadas as realidades vivenciadas nas diferentes instituicoes educativas de Mato Grosso. Dentre as proposicoes solicitadas, destacou-se o planejamento interdisciplinar. Palavras-chave: PNAIC; formacao docente; desafios da alfabetizacao.

Referência(s)