Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Canalização Cultural das Interações Criança-Criança na Pré-escola

2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1806-9770

Autores

Ângela Uchoa Branco, Thereza Pontual de Lemos Mettel,

Tópico(s)

Education and Technology Integration

Resumo

A perspectiva co-construtivista, que destaca o papel relevante da cultura em interacao dialetica com a participacao ativa da crianca em seu proprio desenvolvimento, e discutida no âmbito das relacoes professor-alunos e da ecologia das salas de aula. Uma alternativa metodologica para desvendar o curriculo oculto em um contexto pre-escolar e aqui apresentada sob a forma de um estudo observacional visando identificar o papel da professora no processo de canalizacao cultural (atraves de facilitacao/inibicao) das interacoes crianca-crianca. As interacoes, gravadas em videoteipe, foram segmentadas em unidades de analise interacional (UAI), compostas por categorias referentes as interacoes crianca-crianca e ao comportamento da professora. Os resultados indicam a existencia de padroes recorrentes de canalizacao cultural, consistentes e coerentes com os contextos das atividades desenvolvidas. A tendencia canalizadora que mais se destacou foi a promocao e o incentivo do comportamento pro-social. Aspectos especificos do papel da professora sao discutidos face a adocao de uma abordagem sistemica e co-construtivista do desenvolvimento da crianca no âmbito das instituicoes educativas.

Referência(s)