Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Então entra, porque continuo te vendo1: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos

2015; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 42; Issue: 44 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713

ISSN

2316-7114

Autores

Denise Tavares,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

<p>Desde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em <em>La ciudad de los fotografos</em> (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes.</p>

Referência(s)