
Voz e canto popular do negro no cinema. Poética cinematográfica no documentário Adão ou Somos todos filhos da terra de Walter Salles e Daniela Thomas
2008; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2236-5257
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO documentario Adao ou Somos Todos Filhos da Terra (1999) de Walter Salles e Daniela Thomas permite uma analise acerca da importância dos usos da voz no cinema, considerando este um espaco privilegiado onde a presenca de vozes (atraves de falas, cantos, poemas) evidencia importantes trocas entre o registro e as praticas da oralidade, bem como a veiculacao de sistemas verbais no meio audiovisual. Assim, a presenca do personagem Adao, cantor popular de origem africana, promove uma reflexao a partir do modo pelo qual imagem e som disputam o poder de representacao. E atraves do dialogo entre universos orais especificos (de diferentes “culturas” ou “setores sociais”) e os sistemas de linguagens nos quais estao imersos, neste caso o cinema, que podemos ter acesso ao outro e a uma memoria cultural que permanece, atraves de uma voz.
Referência(s)