Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Introdução à Programação de Propósito Geral em Hardware Gráfico

2011; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/2175-2745.8168

ISSN

2175-2745

Autores

Cristina Nader Vasconcelos, Paulo Cezar Pinto Carvalho, Marcelo Gattass,

Tópico(s)

Medical Image Segmentation Techniques

Resumo

A Unidade de Processamento Gráfico – do inglês “Graphics Processing Unit"(GPU) foi desenvolvida inicialmente como um hardware destinado a aumentar a eficiência e o poder de processamento gráfico para tarefas de renderização. Hoje, a GPU apresenta-se como um hardware de processamento versátil e de alto poder de computação. Tornou-se uma possibilidade real na busca por soluções para processamento em grandes volumes de dados, seja como complemento, seja como alternativa ao uso de CPUs multicore ou de sistemas distribuídos. A utilização da GPU em computações de propósito geral é de especial interesse, uma vez que para diversas aplicações, ainda não existem formulações sequenciais suficientemente rápidas de serem computadas. Este tutorial tem como objetivo permitir ao leitor a identificação de algoritmos e aplicações candidatas à abordagens paralelas em GPU. Com tal finalidade, apresentamos os fundamentos e conceitos envolvidos na programação de propósito genérico utilizando hardware gráfico sem que seja indispensável ao leitor, o conhecimento a priori de sistemas gráficos 3D ou de sistemas paralelos.

Referência(s)