Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO NA DISCUSSÃO DE QUESTÕES ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172015170206

ISSN

1983-2117

Autores

Sílvia Regina Groto, André Ferrer Pinto Martins,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Neste artigo, analisamos determinados aspectos das visões de ciência presentes em três obras da literatura de Monteiro Lobato, visando à utilização desse material na discussão de questões acerca da natureza da ciência em aulas de ciências. A análise das obras Reinações de Narizinho, A reforma da naturezae A chave do tamanho evidenciou a presença de trechos associados ao conhecimento científico que foram classificados em quatro categorias: linguagem científica, visão de cientista, método científico e valoração da ciência. Embora as histórias tragam elementos de visões de ciência consideradas inadequadas segundo alguns estudos da área da Didática das Ciências, consideramos que as obras poderiam ser utilizadas no Ensino Fundamental, principalmente para a problematização das visões de ciência e de cientista que veiculam.

Referência(s)