Acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre

2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1981-0695

Autores

Margarida Maria de Oliveira Reis,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Acesso e uso do Portal de Periodicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. Florianopolis, 2005. 102f. Dissertacao (Mestrado em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal de Santa Catarina,Florianopolis, 2005. O acesso e uso do Portal de Periodicos CAPES propicia atualizacao cientifica e tecnologica, dinamizando o processo do ensino e da pesquisa no Brasil. A Universidade Federal do Acre- UFAC - participa do desenvolvimento educacional, cientifico, tecnologico, economico, social e cultural do Acre, da Regiao Amazonica e da sociedade brasileira. A importância deste estudo na Ciencia da Informacao contribui por analisar e refletir, por meio de pesquisa descritiva e de natureza exploratoria, o acesso e uso do Portal de Periodicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. A revisao da literatura caracteriza o estudo de usuarios, conceitua a terminologia empregada, alem de identificar e descrever o Portal e caracterizar o ambiente da pesquisa. Os objetivos do estudo visam: identificar e caracterizar os sujeitos da pesquisa; levantar e analisar a demanda informacional dos professores; identificar os elementos dos recursos informacionais de acesso e uso da informacao on-line; mensurar o grau de relevância das fontes on-line; avaliar a satisfacao informacional; identificar as vantagens e dificuldades; identificar as barreiras ou outras limitacoes que dificultam o acesso e uso do Portal de Periodicos CAPES pelos professores da UFAC. O estudo de caso envolve a populacao de 273 professores efetivos da instituicao, sendo 77 os sujeitos da pesquisa e 28,2% a amostra pesquisada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados um questionario elaborado com 12 questoes semi-abertas aplicado a populacao estudada. Os resultados alcancados caracterizam a comunidade docente respondente em 46% com titulacao de doutor, regime de trabalho de dedicacao exclusiva e com atividades centradas no ensino, pesquisa e extensao. Quanto as questoes idiomaticas, observa-se que 78% dos sujeitos leem em ingles. Sobre as necessidades informacionais 67,6% acessam o Portal de Periodicos CAPES, o local de acesso preferencial e a Internet em casa, seguido pela sala do professor e departamento de ensino. Foram apresentadas como vantagens: o baixo custo; a obtencao de textos na integra; a quantidade de informacao disponivel e a atualidade das informacoes. A forma mais comum de acesso ao Portal e por area de interesse ou por assunto. Destacaram-se como dificuldades o excesso de informacoes disponiveis, as barreiras idiomaticas, a falta de instrucoes no manejo dos recursos, problemas em acessar fora da UFAC, a lentidao da rede e a falta de divulgacao do Portal. Sugestoes de melhoria apontadas pelos professores: acesso mais rapido; disponibilidade de acesso domiciliar; maior disponibilidade de equipamentos. Conclui-se que o Portal esta sendo utilizado pelos docentes da UFAC, mas e necessario implementar melhorias na gestao da informacao, tanto no Portal de Periodicos CAPES quanto na UFAC. http://www.cin.ufsc.br/pgcin/pgcin.htm

Referência(s)