REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
2015; Secretary of Health of the State of Bahia; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22278/2318-2660.2015.v39.n1.a767
ISSN2318-2660
Autores Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoEste relato objetiva avaliar o acolhimento realizado numa Unidade de Saúde da Família (USF) da cidade de João Pessoa (PB), Brasil, proporcionando uma troca de experiências e/ou fornecimento de informações à unidades que ainda não implantaram em suas rotinas tal mecanismo. Para a vivência, foi utilizada como base uma USF integrada. A atuação ocorreu durante o período de um ano (2011), por meio da participação em um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal da Paraíba. O Acolhimento é uma forma de humanização do atendimento, ou seja, das relações entre trabalhadores de saúde e usuários. Objetivou-se organizar um sistema que acolha todas as pessoas, assegurando uma boa qualidade no atendimento e garantindo o fluxo de usuários para outros serviços ou níveis de complexidade quando necessário. O acolhimento realizado na Unidade de Saúde avaliada pode ser considerado satisfatório, visto que se organiza de tal forma que contemplam o cuidado às demandas da população. Um dos avanços foi o deslocamento do eixo centrado no médico, que passa para uma equipe multiprofissional. O método encontra-se em processo de amadurecimento, ao mesmo tempo em que se destaca no primeiro nível de assistência à saúde. Mesmo assim, acredita-se que ainda existem muitos passos a serem dados, principalmente em relação à Unidade experienciada.
Referência(s)