Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Na pista do crime: o policial argentino como gênero em Betibú

2015; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 42; Issue: 44 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103653

ISSN

2316-7114

Autores

Luiza Lusvarghi,

Tópico(s)

Public Spaces through Art

Resumo

<p>Entre 2010 e 2014, o policial argentino viveu um de seus períodos mais efervescentes, com “O Segredo dos seus olhos” (2010), de Juan José Campanella, que conquistou um Oscar, “Tese sobre um homicídio” (2013), de Hernán Goldfrid, êxito de bilheteria e crítica, e “Betibú” (2014), de Michel Cohen, película que lança um novo olhar sobre o gênero e sobre a realidade do país. A narrativa policial na Argentina está ligada à tradição literária, que teve em Jorge Luís Borges e Bioy Casares fortes defensores, de um lado, e de outro ao desenvolvimento da indústria cinematográfica, entre 1933 a 1942, com destaque para “<em>Fuera de la ley</em>” (1937), de Manuel Romero. A trama de investigação com toque <em>noir</em> está presente em “Betibú”, que mescla elementos do gênero criminal e de suspense, e critica a mídia e a vida nas cidades globais.</p><p><strong>Palavras-chave</strong>: Ficção policial; <em>neonoir</em>; neopolicial; cinema argentino; cinema brasileiro.</p>

Referência(s)