Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem

2011; Fundação Carlos Chagas; Volume: 22; Issue: 50 Linguagem: Português

10.18222/eae225020111969

ISSN

1984-932X

Autores

Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva, Luciana Teixeira Scapin,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização e o uso da avaliação formativa nesse processo. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. Nesse processo, a avaliação torna-se parte constituinte na construção do próprio conhecimento e requer habilidades e posturas diferenciadas de professores e de estudantes. Neste estudo, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível verificar os seguintes aspectos: 1) A compreensão do que é uma avaliação formativa; 2) O papel do professor no processo de avaliação; 3) A avaliação como momento de aprendizagem; 4) Os mitos e os medos sobre este tipo de avaliação. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a incipiente capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o perfil do egresso das escolas médicas, preconizado pelas Diretrizes. Curriculares Nacionais.

Referência(s)