
Reversão ao islã no consumo de bens simbólicos
2016; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2595-2536.v26i1p235-262
ISSN2595-2536
Autores Tópico(s)Taxation and Compliance Studies
ResumoO fenômeno da reversão de brasileiros ao Islã tem inquietado cientistas da religião, sociólogos e antropólogos. A busca de uma religião que causa uma dupla ruptura, étnica e religiosa, traz, em si, um estranhamento. Esta pesquisa descreveu, de forma sucinta, as formas de inserção do islamismo nas terras brasileiras, o fenômeno da reversão e as principais construções e desconstruções baseadas no referencial teórico das economias das trocas simbólicas de Pierre Bourdieu. Para tanto, ela se serviu de dados obtidos da amostra de um grupo de revertidos na Mesquita do Pari – SP, em 2013, onde foi aplicada a pesquisa qualitativa e quantitativa. Como resultados foram descritos os principais produtores de bens simbólicos no Islã, as principais formas de consumo dos revertidos e a transubstanciação de símbolos religiosos do cristianismo para o islã
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