Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública

1969; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: 10 Linguagem: Português

10.26512/lc.v6i10.2834

ISSN

1981-0431

Autores

José Nunes Fernandes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo propôs-se a analisar a aceitação ou a rejeição da educação musical na escola regular por alunos, professores, direção e comunidade. Tendo em vista a importância do ensino da música na escola, embora esteja havendo seu gradativo desaparecimento, analisa-se a sua aceitação ou rejeição, levando-se em conta os dados de pesquisas realizadas no município do Rio de Janeiro nas décadas de 80 e 90. Os resultados apontaram que a disciplina na escola regular é rejeitada por ser considerada como complementar, supérflua, "ornamental" e isolada do resto do currículo, enquanto a aceitação é razoável nas quatro primeiras séries, pois todos a consideram como "uma brincadeira". Outros aspectos tais como causas da rejeição, referentes à metodologia usada e ao "barulho" produzido na aula de música são também estudados nesta pesquisa.

Referência(s)