Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento

1969; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 9; Issue: 16 Linguagem: Português

10.26512/lc.v9i16.3091

ISSN

1981-0431

Autores

Celeste Azulay Kelman, Ângela Uchoa Branco,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho ressalta a importância da narrativa na organização e interpretação das experiências interpessoais. Dentro de uma perspectiva sociocultural construtivista e utilizando uma epistemologia qualitativa, analisamos os processos comunicativos e metacomunicativos que ocorrem na sala de leitura de uma escola inclusiva para surdos, durante narrativas literárias feitas em língua de sinais. Enfatizamos aspectos que promovem a inclusão dos sujeitos surdos narradores por meio de episódios sumarizados que mostram as interações entre professores e alunos surdos e entre alunos surdos e alunos ouvintes. Fazemos considerações para que a escola e a sala de aula possam aperfeiçoar os processos de inclusão, de forma que os alunos possam participar de estratégias inclusivistas mais conseqüentes.

Referência(s)