Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações

2011; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26512/rhla.v9i2.861

ISSN

2237-0951

Autores

Patrícia Maria Campos de Almeida, Andrea Lima Belfort Duarte,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

A fim de identificar medidas adotadas pelo governo brasileiro para fomentar a difusão da variante brasileira da língua portuguesa, bem como da cultura brasileira no âmbito do Mercosul, empreendemos esta pesquisa cujos propósitos foram: (1) revisitar as políticas adotadas pelo governo brasileiro para o caso em tela; (2) identificar grupos de demanda para o português como LE/L2; (3) apresentar dados que auxiliassem em uma análise da situação atual do ensino de português para os parceiros do Mercosul. Assim, apresentamos resultados de investigação de base documental, com o intuito de contribuir criticamente para uma reflexão sobre a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira, bem como sobre futuras ações para o ensino do português no Mercosul. Os resultados de nossa investigação apresentam propostas claras no tocante ao ensino-aprendizado do português pelos parceiros do Mercosul. Ressaltamos, ainda, a importância do Brasil como país que acolhe interessados em desenvolver estudos e atividades relacionadas ao trabalho. Dessa forma, verificamos a evidente necessidade de investimentos mais maciços em formação docente e pesquisas, além de incentivos para publicações teóricas e de materiais didáticos.

Referência(s)