
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v7i1.12291
ISSN2175-5604
Autores Tópico(s)Science and Education Research
Resumo<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"><span style="font-family: ";Garamond";,";serif";;">Esse artigo destaca a unidade teórico-metodológica existente entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica, tomando como elemento central de análise a categoria de mediação. Tal fato justifica-se uma vez que a referida categoria desponta como premissa essencial do método materialista histórico-dialético; e esse método, por sua vez, é fundamento tanto da psicologia histórico-cultural quanto da pedagogia histórico-crítica. Para a consecução do objetivo anunciado, o texto encontra-se organizado em torno de dois temas. O primeiro volta-se à concepção histórico-cultural de psiquismo destacando a internalização de signos como condição para o desenvolvimento deste; o segundo coloca em foco as relações entre internalização de signos e formação de conceitos, tendo em vista a demonstrar que a qualidade dos conceitos em formação na escola é variável interveniente no desenvolvimento psíquico. À guisa de considerações finais, afirma a internalização de signos como elemento central de intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. </span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"><strong><span style="font-family: ";Garamond";,";serif";;">Palavras-chave:</span></strong><span style="font-family: ";Garamond";,";serif";;"> Psicologia Histórico-Cultural; Pedagogia Histórico-Crítica; Mediação; Internalização de Signos.<strong> </strong> </span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"><strong><span style="font-family: ";Garamond";,";serif";;"> </span></strong></p>
Referência(s)