
Diferenças e Similaridades na Abordagem do Tema Transversal Meio Ambiente nos Livros Didáticos de Matemática Utilizados na Região Sul Do Brasil e no Estado de Baden-Württemberg da Alemanha
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1981-1322.2015v10n2p124
ISSN1981-1322
AutoresCláudio Cristiano Liell, Arno Bayer,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA inclusão da Educação Ambiental no currículo escolar, proposta pelos PCN’s através do tema Meio Ambiente, implicou um processo de inovação educativa. O livro didático de matemática, para estar em consonância com esta orientação, também deve tratar desta temática. O presente artigo é o resultado de parte de uma pesquisa de doutorado em que se realizou um intercâmbio de informações pedagógicas sobre a abordagem do tema transversal "Meio Ambiente" nos livros didáticos de matemática brasileiros e alemães, promovido pelo Programa PPGECIM da Universidade Luterana do Brasil, no ano de 2014. Neste estudo, foram tomados como referência e investigados 14 coleções de livros didáticos de matemática, sendo 8 brasileiras e utilizadas pelas séries finais do ensino fundamental do município de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul e 6 coleções alemãs, utilizadas no ensino secundário (Sekundarstufe I), de Karlsruhe, estado de Baden-Württemberg. Os resultados deste estudo indicam que os temas ambientais aparecem muito pouco nos livros didáticos de matemática, e quando estão presentes, estão sob a forma de situações-problema e na introdução de conteúdos. Os conteúdos matemáticos que mais exploram a temática nos dois países são Estatística, Porcentagem e Regra de três, sendo o desmatamento e o consumo de energia elétrica os temas mais explorados nos livros brasileiros e a utilização de matérias primas e fontes de energia nos livros alemães. A pesquisa também mostrou que há preocupações comuns com a questão ambiental nos dois países, mas que muitas delas diferem na dimensão da abordagem deste estudo, ou seja, poderiam explorar mais a concepção crítica e contextualizadora do conhecimento matemático, enfatizando o trabalho com atitudes, com a formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de procedimentos que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos.
Referência(s)