
Associações entre Sinais Precoces de Autismo, Atenção Compartilhada e Atrasos no Desenvolvimento Infantil
2015; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/0102-37722015032243293302
ISSN1806-9770
AutoresLívia da Conceição Costa Zaqueu, María Cristina Triguero Veloz Teixeira, Felipe Alckmin-Carvalho, Cristiane Silvestre Paula,
Tópico(s)Child Development and Digital Technology
ResumoRESUMOOs Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) costumam comprometer o funcionamento adaptativo e desenvolvimento psicossocial na infância. O objetivo deste estudo foi buscar associações entre: sinais precoces dos TEA, falhas na atenção compartilhada-AC e atrasos de desenvolvimento. Participaram do estudo 92 crianças (16-24 meses) de cinco creches de Barueri-SP. Instrumentos utilizados: Development Screening Test-DENVER-II (desenvolvimento neuropsicomotor), Modified Checklist for Autism in Toddlers-M-CHAT (sinais precoces de TEA), Pictorial Infant Communication Scales-PICS(comunicação social). Identificou-se 28,3% de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Cinco crianças apresentaram sinais precoces dos TEA; todas falharam nas provas de AC (PICS). Nas crianças que apresentaram sinais indicativos de TEA, os déficits mais comuns foram relacionados à atenção compartilhada, área que deve ser privilegiada em avaliações precoces.
Referência(s)