Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE COLETIVA

2016; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1981-7746-sip00097

ISSN

1981-7746

Autores

Marta Pimenta Velloso, Maria Beatriz Lisbôa Guimarães, Cláudio Roberto Rodrigues Cruz, Teresa Cristina Carvalho Neves,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Resumo O artigo apresenta os resultados da pesquisa que objetivou discutir a potencialidade da práxis e conceitos de saúde pública/coletiva envolvendo profissionais e saberes na construção do conhecimento em saúde no ambiente escolar. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2012 em uma escola pública, na cidade do Rio de Janeiro, com a participação de professores, alunos de ensino médio e estagiários de licenciatura. A metodologia utilizada de pesquisa-ação supõe uma ação coletiva orientada em função da re-solução de problemas, identificados a partir de um diagnóstico da situação elaborado pelos participantes. O diagnóstico foi realizado por meio de perguntas dirigidas aos professores e estagiários, e de uma redação direcionada aos alunos. Os resultados obtidos dos professores revelam que a saúde pública é compreendida como dever do Estado na prestação de serviços de prevenção e assistência à saúde. Já a saúde coletiva é associada ao bem-estar físico, mental e social da população. Tanto os professores como os estagiários, que já participaram de projetos interdisciplinares, reconhecem a experiência como positiva. Os alunos reconheceram que a educação é priorizada em relação às condições físicas e sanitárias da escola, mas identificaram em tais condições fatores de risco ao aprendizado e, consequentemente, à saúde e à qualidade de vida.

Referência(s)