INTERDISCURSO, CENAS DE ENUNCIAÇÃO E ETHOS DISCURSIVO EM CANÇÕES DE ATAULFO ALVES
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2236-2592
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoResumo: Utilizando a Analise do Discurso de linha francesa desenvolvida por Dominique Maingueneau, este artigo trata da constituicao do ethos discursivo, relacionado ao interdiscurso e as cenas enunciativas em quatro cancoes de Ataulfo Alves (cantor e compositor mineiro cujo centenario foi comemorado em 2009) que falam da infância vivida na cidade de Mirai. Analisando tal discurso, procuramos: a) examinar o modo de constituicao do ethos discursivo; aprofundar-nos nos estudos em AD; b) pesquisar o papel do samba no Brasil; conhecer a vida e a obra de Ataulfo Alves levando em conta sua importância na MPB; c) analisar quatro de suas cancoes tendo por base as nocoes de interdiscurso, cenas enunciativas e ethos discursivo, nas perspectivas apontadas por Maingueneau. Buscamos responder as seguintes questoes metodologicas: i) como se da a constituicao do ethos nas cancoes de Ataulfo Alves selecionadas para a analise? ii) Ha diferencas nessa constituicao, de uma cancao para outra? iii) Ate que ponto podemos transferir a constituicao do ethos nas cancoes selecionadas para a analise da cultura popular brasileira no periodo por elas retratado? Palavras-chave: Analise do Discurso. Genero cancao. Interdiscurso. Cenas enunciativas. Ethos discursivo.
Referência(s)