
Educação Superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil?
2015; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 36; Issue: 133 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302015155688
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo: Este texto visa explicitar como, no âmbito de uma economia ultraliberal com predominância financeira e de um Estado semiprivado, que lhe é funcional, está sendo anulada a fronteira entre o público e o privado/mercantil, e promovida uma expansão da educação superior que se mantém, de um lado, como de elite e de alta qualificação para poucos, e, de outro, como de massas e de baixa qualificação para muitos pondo em xeque sua pretendida democratização. A interpretação dos dados referentes ao estatuto jurídico das instituições e respectivas matrículas, à concentração por área de saber, à presença de fundos de investimento nacionais e transnacionais associados às grandes empresas do setor educacional etc., autoriza a hipótese de que a educação superior, no Brasil, vive um intenso processo de transformação de um direito em mercadoria.
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