Artigo Revisado por pares

Reflexões sobre a educação superior brasileira: obstáculos à universalização e riscos à construção da qualidade

2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/ecs.v6i1.2143

ISSN

2237-1648

Autores

Aumeri Carlos Bampi, Jeferson Odair Diel,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo faz uma reflexao sobre a educacao superior brasileira contemporânea e analisa seu estado, os desafios para a universalizacao e a construcao da qualidade. Para tanto, foi necessario observar as caracteristicas e as peculiaridades das politicas publicas emanadas do periodo recente, em especial o que compreende as tres ultimas decadas. O estudo classifica-se como descritivo, retrospectivo baseado em revisao documental e de literatura. Quanto a tecnica de coleta de dados, foram feitas buscas com palavras-chave e acesso a arquivos de documentos; quanto a analise dos dados, trata-se de leitura, analise critica e dialetica embasada em referencial teorico especifico. Como resultado, aponta-se que e preciso repensar profundamente a educacao brasileira, suas instituicoes de ensino superior e suas universidades, observando-as como componentes essenciais de um sistema educativo; nao e estrategico ao pais mante-las como um conjunto de instituicoes desconexas e/ou somente justapostas por legislacao. Pensar e remodelar a educacao superior ira requerer uma forte reorganizacao das politicas publicas para a educacao como um todo. Palavras-chave: educacao superior brasileira; politicas publicas; universidade; universalizacao; qualidade da educacao.

Referência(s)