Experiência Docente: Ler e Escrever? Com o Computador!
2007; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2316-6541
AutoresAndréa Blasques, Cristina Aparecida Lopes Devecchi, Juliana Cristina Fiore, Tatiani Ferrari,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo: Os professores de nossa escola receberam capacitacao atraves do Programa Aprender em Parceria, oferecido pela Microsoft. Essa formacao propoe aos educadores que, em duplas, elaborem aulas utilizando a tecnologia de maneira significativa. Assim, o educador que tem mais dominio das ferramentas torna-se o colaborador daquele que quer utilizar as TIC, mas nao apresenta familiaridade com as mesmas. Esses ultimos sao os pares e por conta disso, a metodologia e conhecida como peer-coaching. A partir dessa formacao, uma rede comecou a se formar em nossa escola, originando o grupo: Parceri@.com.voce. Os trabalhos continuam, pois semanalmente os educadores se reunem com seus pares para planejar as propostas das webaulas. Dentre essas aulas destacamos a: Ler e escrever? Com o computador! A web-aula foi elaborada para criancas dos Grupos de Recuperacao Paralela da escola. Esse grupo tem por objetivo auxiliar educandos com ritmo e modalidade de aprendizagens diversas. As propostas de atividades para essas turmas ocorreram no horario oposto ao de aula e utilizaram metodologias com desafios diferenciados dos utilizados no cotidiano da sala de aula, para dessa forma, atender as necessidades individuais. Cabe ressaltar, que quando um educando e indicado a participar desse grupo, alguns julgam como uma tarefa extra e assim, nao apresentam motivacao para frequenta-lo, pois acreditam que sera “apenas” um reforco do que ja foi desenvolvido em sala de aula. O presente trabalho foi premiado no ano de 2006 no concurso nacional da Microsoft – Premio Educadores Inovadores e tambem no Forum Internacional (Innovative Teachers Forum) ficando em segundo lugar na categoria Inovacao em Comunidade. Abstract: Os professores de nossa escola receberam capacitacao atraves do Programa Aprender em Parceria, oferecido pela Microsoft. Essa formacao propoe aos educadores que, em duplas, elaborem aulas utilizando a tecnologia de maneira significativa. Assim, o educador que tem mais dominio das ferramentas torna-se o colaborador daquele que quer utilizar as TIC, mas nao apresenta familiaridade com as mesmas. Esses ultimos sao os pares e por conta disso, a metodologia e conhecida como peer-coaching. A partir dessa formacao, uma rede comecou a se formar em nossa escola, originando o grupo: Parceri@.com.voce. Os trabalhos continuam, pois semanalmente os educadores se reunem com seus pares para planejar as propostas das webaulas. Dentre essas aulas destacamos a: Ler e escrever? Com o computador! A web-aula foi elaborada para criancas dos Grupos de Recuperacao Paralela da escola. Esse grupo tem por objetivo auxiliar educandos com ritmo e modalidade de aprendizagens diversas. As propostas de atividades para essas turmas ocorreram no horario oposto ao de aula e utilizaram metodologias com desafios diferenciados dos utilizados no cotidiano da sala de aula, para dessa forma, atender as necessidades individuais. Cabe ressaltar, que quando um educando e indicado a participar desse grupo, alguns julgam como uma tarefa extra e assim, nao apresentam motivacao para frequenta-lo, pois acreditam que sera “apenas” um reforco do que ja foi desenvolvido em sala de aula. O presente trabalho foi premiado no ano de 2006 no concurso nacional da Microsoft – Premio Educadores Inovadores e tambem no Forum Internacional (Innovative Teachers Forum) ficando em segundo lugar na categoria Inovacao em Comunidade.
Referência(s)