O OLHAR DA COMUNIDADE SOBRE A CAPOEIRA NO PROJETO CRIANÇAS DE CANUDOS
2007; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 77; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEste trabalho e o resultado de uma pesquisa etnografica realizada no projeto institucional de extensao Criancas de Canudos, existente ha seis anos e realizado pelo Centro Universitario Feevale/RS - Brasil, atraves do Curso de Educacao Fisica e do grupo de pesquisa Corpo, Movimento e Saude. A modalidade de Capoeira foi escolhida para o estudo por ser a atividade que mantem criancas e adolescentes desde o seu inicio em 2000. O objetivo foi descrever e analisar o significado da trajetoria da capoeira nos seis anos de existencia do Projeto Criancas de Canudos na percepcao das criancas, dos pais e dos diretores.Participaram 3 diretoras, 7 criancas e 7 responsaveis. Os instrumentos coletados foram entrevistas, observacoes, diario de campo e documentos. Os resultados foram que: as criancas consideram o docente que atua no projeto um bom professor, amigo, alegre, brincalhao, feliz, legal, alguem especial. Gostam da maneira de como ele da aula, e um orientador no esporte. Confirmaram que a capoeira, para elas, tem o significado de saude, atividade fisica, lazer, brinquedo, assim como de esporte e cultura. Aprenderam coisas novas, como a ginga, a meia-lua, a roda, em que todos cantam e dancam, lutam. Na visao dos pais, seus filhos melhoraram o comportamento em casa (dialogando com eles), na escola, melhoraram as notas e o aproveitamento escolar, alem de terem melhorado em relacao a timidez, fizeram amigos, aprenderam a respeitar as pessoas. Ja as diretoras afirmaram que as criancas aprenderam respeito, limites, regras, disputas sadias (cooperacao), o ludico.
Referência(s)