Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Campanha eleitoral nas redes sociais: estratégias empregadas pelos candidatos à Presidência em 2014 no Facebook

2016; Brazilian Association of Political Communication Scholars; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21878/compolitica.2015.5.2.191

ISSN

2236-4781

Autores

Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo faz uma análise das estratégias que os três principais candidatos de 2014 – Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves – empregam nas redes sociais, tomando-se como exemplo o Facebook. A análise tem como ponto de partida os modelos de Figueiredo et al (1998) e Albuquerque (1999) para a observação das estratégias tradicionais e adiciona algumas típicas da internet (Willians e Gulati, 2013; Bor, 2013; Jensen e Dyrby, 2013). A metodologia é quantitativa de análise de conteúdo e o período observado são os 90 dias que compõem o primeiro turno da campanha eleitoral no Brasil, sendo a análise feita a partir de uma amostra de 803 postagens. Os resultados indicam que a estratégia de mobilização (online e offline), mesclada com a promoção de agenda, é o que predomina no Facebook.

Referência(s)