
Design editorial e publicação multiplataforma
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Linguagem: Português
10.19132/1807-8583201534.571-588
ISSN1807-8583
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo identifica, apresenta e problematiza aspectos que perpassam a atividade de design editorial na contemporaneidade, tendo em vista a introdução das tecnologias digitais e em rede, os processos de convergência e a publicação multiplataforma. Os tópicos levantados estão relacionados às pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (Lead). Conclui-se que à medida que o design digital consolida-se e desdobra-se em diferentes camadas, que conhecimentos próprios do campo da informática tornam-se necessários para implementar publicações em plataformas digitais, tem-se o tensionamento de saberes e práticas que conduzem a um redesenho do meio profissional e acadêmico no âmbito da produção editorial, particularmente da atividade de design vinculada ao campo. Este abrange as esferas institucional, editorial e comercial, incidindo sobre a produção e o consumo, alterando práticas de leitura e contratos de comunicação.
Referência(s)