Artigo Produção Nacional

Mapeamento de Processos: Um Estudo no Ramo de Serviços

2015; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português

10.13084/2175-8018/ijie.v7n14ep108-128

ISSN

2175-8018

Autores

L.A. Santos, L.D. Perufo, Luciana Fighera Marzall, Estela Regina Garlet, Leoni Pentiado Godoy,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

No atual ambiente competitivo, as empresas necessitam, cada vez mais, um compromisso continuo com a excelencia dos servicos. Dessa forma, passando a utilizar tecnicas que permitam o mapeamento dos processos para obterem maior conhecimento e controle sobre suas atividades. O presente artigo realizado, em uma empresa prestadora de servico, especificadamente no setor de Analise e Execucao, configura-se num estudo de caso. O qual objetivou, por meio de tecnicas de observacao, descricao e entrevistas nao estruturadas, o mapeamento de processos nos servicos realizados pela organizacao. Como resultados, foi elaborado um organograma para melhor entender a estrutura da organizacao. Tambem estruturou-se um fluxograma que elucidou o funcionamento dos procedimentos realizados pela empresa. Assim detectando, algumas falhas de ordem organizacional que atrasam a execucao dos servicos. 10.13084/2175-8018/ijie.v7n14ep108-128

Referência(s)