Artigo Revisado por pares

O GRUPO DE PESQUISA CULTURA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO: APRESENTAÇÃO E REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

2012; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2177-580x.v5i2p49-58

ISSN

2177-580X

Autores

Isabel Cristina de Moura Carvalho, Marcelo Gules Borges,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O texto articula os atuais referenciais teorico-metodologicos do grupo depesquisa (GP) Cultura, Ambiente e Educacao, existente desde 2005 no diretorio depesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico(CNPq). Partindo do pressuposto de que existe em curso um processo deambientalizacao das esferas sociais, o GP se propoe a analisar como este configurapraticas e experiencias que se instituem como um habitus ecologico, particularmenteno campo educativo e religioso. Para isso se elegeu uma orientacao antropologicaa fim de compreender como praticas de Educacao Ambiental e praticas religiosasque internalizam uma orientacao ecologica produzem no plano individual einstitucional experiencias associadas a formacao de um sujeito virtuoso (sujeitoecologico) ligado as paisagens e aos lugares. Alem disso, no plano coletivo, pretendeseinvestigar como essas instituicoes transformam o campo ambiental e setransformam ao incorporar um idioma ecologico capaz de produzir, entre outrascoisas, o deslocamento de uma “cidadania politica” em direcao a uma “cidadaniaambiental”.

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