
Comportamentos de polidez em sala de aula
2017; Volume: 30; Issue: 69 Linguagem: Português
10.7213/psicolargum.v30i69.23291
ISSN1980-5942
AutoresPaula Inez Cunha Gomide, Ângela Primo, Carlos César Petruy, Francine Porfirio Ortiz, Juliane Muniz, Marilene Gomes de Oliveira, Vera Maria Immich,
Tópico(s)Cultural and political discourse analysis
ResumoAutores que estudam o comportamento moral entendem que a polidez é a porta de entrada para as virtudes. Ela não é propriamente uma virtude, mas tem a aparência de uma. Jovens modernos a consideram dispensável, porém estudiosos da moralidade enfatizam que os comportamentos polidos facilitam os relacionamentos humanos, tornando-os mais prazerosos.Como toda virtude, ela é aprendida. Foram observados e registrados comportamentos polidos e impolidos em 56 alunos, de ambos os sexos, em uma sala de aula do ensino fundamental.Os comportamentos estudados foram: cumprimentar, agradecer, pedir licença, desculpar-se e pedir por favor. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes, independentemente de sexo, apresentou mais comportamentos impolidos do que polidos (t = – 6,849; p = 0,0001).Ensinar a importância da polidez para facilitar as relações humanas, no sentido de harmonizá-las, é um desafio para educadores e pais. A sociedade deve desenvolver mecanismos que inibam comportamentos hostis, e a polidez é um destes mecanismos.
Referência(s)