Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Comportamentos de polidez em sala de aula

2017; Volume: 30; Issue: 69 Linguagem: Português

10.7213/psicolargum.v30i69.23291

ISSN

1980-5942

Autores

Paula Inez Cunha Gomide, Ângela Primo, Carlos César Petruy, Francine Porfirio Ortiz, Juliane Muniz, Marilene Gomes de Oliveira, Vera Maria Immich,

Tópico(s)

Cultural and political discourse analysis

Resumo

Autores que estudam o comportamento moral entendem que a polidez é a porta de entrada para as virtudes. Ela não é propriamente uma virtude, mas tem a aparência de uma. Jovens modernos a consideram dispensável, porém estudiosos da moralidade enfatizam que os comportamentos polidos facilitam os relacionamentos humanos, tornando-os mais prazerosos.Como toda virtude, ela é aprendida. Foram observados e registrados comportamentos polidos e impolidos em 56 alunos, de ambos os sexos, em uma sala de aula do ensino fundamental.Os comportamentos estudados foram: cumprimentar, agradecer, pedir licença, desculpar-se e pedir por favor. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes, independentemente de sexo, apresentou mais comportamentos impolidos do que polidos (t = – 6,849; p = 0,0001).Ensinar a importância da polidez para facilitar as relações humanas, no sentido de harmonizá-las, é um desafio para educadores e pais. A sociedade deve desenvolver mecanismos que inibam comportamentos hostis, e a polidez é um destes mecanismos.

Referência(s)
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