
Ensino técnico baseado em problemas: um relato de caso no SENAI de Feira de Santana
2015; Volume: 29; Issue: 92 Linguagem: Português
10.21527/2179-1309.2014.92.215-230
ISSN2179-1309
AutoresCleidson Guimarães, Rejane Cristina Dorn,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo trata de uma experiencia de ensino baseado em problemas como aplicacao da metodologia alema denominada Theoprax. Nela, o estudante do curso tecnico e direcionado a resolver um problema (de pequeno porte) da industria por meio da operacionalizacao dos conteudos estudados sob a mediacao do docente. Esta estrategia substitui o estagio supervisionado e tem demonstrado a importância do estudante lidar com situacoes problemas que se assemelham aquelas que ele ira enfrentar em sua vida profissional tornando a aprendizagem mais ativa e significativa. Alem disso, o projeto tem se caracterizado como uma importante estrategia de inovacao tecnologica e sua insercao na industria proporcionada pelos estudantes.
Referência(s)