Educação Infantil e Saúde Bucal: Práticas Interdisciplinares

2015; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2447-8733

Autores

Ricardo Dias de Castro, Marcela Almeida Bandeira de Mello,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

As propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que incluem temas transversais, entre eles saude, mostram que a abordagem do tema saude bucal na formacao dos educadores e de grande importância, tendo em vista seu contato direto com criancas que estao em momento oportuno para o desenvolvimento de habitos saudaveis, como a higienizacao bucal. Diante do exposto, este trabalho se propos a avaliar o conhecimento de graduandos de Pedagogia em relacao ao tema saude bucal. Para tanto, questionarios foram dirigidos a 104 graduandos do ultimo ano. Pode-se observar que quanto a etiologia da carie dentaria, 17% dos entrevistados nao a consideram uma doenca, 46% a definem como uma doenca nao transmissivel, 48% compreendem a placa bacteriana (PB) apenas como uma placa amarelada presente nas superficies dos dentes, 84% acreditam que a PB somente pode ser removida dos dentes com auxilio do dentista e 95% dos entrevistados demonstraram ter conhecimentos sob as medidas adequadas de prevencao. Porem, 42% relataram que para higienizacao oral, uma quantidade suficiente para cobrir toda a escova dentaria e necessaria. A presente pesquisa constatou que quanto a prevencao, o nivel de conhecimento dos alunos de Pedagogia e satisfatorio, porem existe uma deficiencia no nivel de conhecimento dos graduandos de pedagogia quanto aos conceitos referentes ao tema saude bucal, o que pode se traduzir em falha na abordagem deste tema transversal em sala de aula.

Referência(s)