Educação Infantil e Saúde Bucal: Práticas Interdisciplinares
2015; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2447-8733
AutoresRicardo Dias de Castro, Marcela Almeida Bandeira de Mello,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoAs propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que incluem temas transversais, entre eles saude, mostram que a abordagem do tema saude bucal na formacao dos educadores e de grande importância, tendo em vista seu contato direto com criancas que estao em momento oportuno para o desenvolvimento de habitos saudaveis, como a higienizacao bucal. Diante do exposto, este trabalho se propos a avaliar o conhecimento de graduandos de Pedagogia em relacao ao tema saude bucal. Para tanto, questionarios foram dirigidos a 104 graduandos do ultimo ano. Pode-se observar que quanto a etiologia da carie dentaria, 17% dos entrevistados nao a consideram uma doenca, 46% a definem como uma doenca nao transmissivel, 48% compreendem a placa bacteriana (PB) apenas como uma placa amarelada presente nas superficies dos dentes, 84% acreditam que a PB somente pode ser removida dos dentes com auxilio do dentista e 95% dos entrevistados demonstraram ter conhecimentos sob as medidas adequadas de prevencao. Porem, 42% relataram que para higienizacao oral, uma quantidade suficiente para cobrir toda a escova dentaria e necessaria. A presente pesquisa constatou que quanto a prevencao, o nivel de conhecimento dos alunos de Pedagogia e satisfatorio, porem existe uma deficiencia no nivel de conhecimento dos graduandos de pedagogia quanto aos conceitos referentes ao tema saude bucal, o que pode se traduzir em falha na abordagem deste tema transversal em sala de aula.
Referência(s)