Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Entre o popular e o erudito: Casas de férias em Colares (Sintra- Portugal) 1940-1974: Apropriação moderna de uma ideologia secular

2015; Issue: 17 Linguagem: Português

10.4206/aus.2015.n17-08

ISSN

0718-7262

Autores

João Cardim,

Tópico(s)

Urbanization and City Planning

Resumo

RESUMEN/ Esta investigação partiu do desejo de melhor compreender uma realidade territorial e as suas características intrínsecas, justificadoras de um elevado grau de atractividade, constante ao longo dos últimos seis séculos.A zona em estudo, centrada em Colares (importante zona de veraneio dos arredores de Lisboa), é determinantemente marcada -na sua paisagem, devir histórico, evolução social e especificidade cultural -por pressupostos conceptuais e propósitos de oposição cidade/ campo, natural/ artificial e otium/ negotium, traduzidos não só em termos de contemplação e idealização "poéticas" mas, também, de usufruto e materialização arquitectónica.Partindo das considerações de James Ackerman (1995) sobre a villa suas primordiais características e a própria transversalidade temporal deste conceito tipológico e ideológico, procurámos revelar e analisar uma (inédita) produção arquitectónica moderna , correspondente a algumas dezenas de casas de veraneio e de fim-de-semana, notórias pelo seu especial interesse arquitectónico, pelos profissionais que as projectaram e pelo cruzamento de referências internacionais e locais.ABSTRACT/ This research stems from the wish to better understand a territorial reality and its inherent characteristics, which justifies a high level of constant activity during the past six centuries.The study area, focused on Colares (a major vacation area in the vicinities of Lisbon), is specifically marked -in its landscape, historical development, social evolution and cultural specificities-by conceptual conjectures and the oppositions between city/ countryside, natural/ artificial and otium/ negotium, translated not only in terms of poetical contemplation and idealizations, but also of usufruct and architectonic materialization.Stemming from the considerations of James Ackerman (1995) about the villa its main features and the inherent time cross-cutting nature of this typological and ideological concept, we aim at revealing and analyzing an (unprecedented) modern architectonic production , corresponding to a dozen vacation and weekend houses, notorious due to their special architectonic interest, the professionals who projected them and their international and local cross-references.

Referência(s)