
Compreensão cultural indígena Kaingang como proposta educacional para fortalecer a luta pela terra
2015; University of Szeged; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2064-7964
AutoresAltair dos Passos, Carla Luciane Blum Vestena,
Tópico(s)History of Colonial Brazil
ResumoA disputa pelos territorios e, historicamente, o pano de fundo dos conflitos entre indios e nao indios. A educacao indigena, ao lado da violencia, cumprem papel na domesticacao, na dominacao e na exclusao dos povos indigenas que se resumem a pequenos aldeamentos, com area restritas de terra. Com o objetivo de problematizar a relacao entre a disputa pela terra e o ensino ofertado aos indigenas pelo Estado do Parana, especificamente, na terra indigena Boa Vista, em Laranjeiras do Sul – PR, lanca-se a questao-problema, nesta pesquisa: a proposta de educacao desenvolvida na escola Ko’Homu, da terra indigena Boa Vista, dialoga com a cultura da comunidade Kaingang e se propoe construir sua autonomia social? Para entender a questao, aborda-se a historia da educacao indigena, o conflito pela posse da terra indigena Boa Vista, o descredito da educacao convencional na comunidade indigena e o trabalho pedagogico na escola Ko’Homu. Ficam evidenciados os limites e distância entre a educacao desenvolvida em sala de aula com a realidade cultural da comunidade. A principal dificuldade que se apresenta para consolidar e executar uma proposta de educacao indigena e a falta de professores indigenas formados para trabalhar na educacao indigena, pois o acesso ao ensino superior nao esta disponivel a comunidade. Em outras comunidades indigenas vizinhas ainda e insignificante o numero de estudantes que se preparam para o magisterio. Em razao desta carencia o espaco e ocupado por professores nao indigenas, sem conhecimento da cultura destes povos e sem formacao para atender a esta realidade. Ao mesmo tempo que os professores nao conhecem a cultura da comunidade, nao conseguem estabelecer ligacoes entre o trabalho escolar, o fortalecimento da cultura da comunidade e a luta pela terra, entre outras bandeiras da comunidade.
Referência(s)