
Quem tem medo de aranhas? Análise da HQ Aracnofobia à luz da Zoologia
2015; Issue: 32 Linguagem: Português
10.4025/urutágua.v0i32.24872
ISSN1519-6178
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAs historias em quadrinhos estao entre as mais populares formas de literatura, sendo normalmente de facil assimilacao por parte do leitor. Potencialmente podem ser utilizadas, didaticamente falando, em todos os niveis e disciplinas. Em materias ligadas a Historia Natural e a Ciencia, seu uso e particularmente interessante, posto que estudos indicam que a assimilacao do conhecimento cientifico e mais efetiva quando se usa elementos da vida cotidiana do aluno. Visando exemplificar o uso dos quadrinhos em sala de aula, e apresentada uma analise da revista Aracnofobia em quadrinhos , uma quadrinizacao do filme homonimo. Com base na revista, muitos conceitos biologicos podem ser trabalhados em aulas regulares. Os temas vao desde os mais especificos, ligados a Zoologia (estrategias de caca, reproducao e ciclo de vida em aracnideos, cuidado parental, tanatose) ate conceitos biologicos gerais (hibridizacao, dispersao, colonialismo, controle populacional, predacao), incluindo ainda temas como Biodiversidade, Taxonomia e Programas de Saude.
Referência(s)