Artigo Produção Nacional Revisado por pares

NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 9; Issue: 14 Linguagem: Português

ISSN

2317-3475

Autores

Daniel de Mello Ferraz,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Resumo: Segundo Said (2007), o neoliberalismo aprisionou o mundo com suas garras, com graves consequencias para a democracia e o meio ambiente, consequencias que nao podem ser subestimadas nem deixadas de lado. Portanto, discutir o neoliberalismo significa problematizar essa logica que tem aprisionado o mundo com garras potentes e tem naturalizado disparidades sociais e praticas educacionais. Sao muitos os exemplos da potencia e presenca da educacao neoliberal: ha algumas decadas, as instituicoes tem se voltado para o mercado de trabalho, por meio da busca de ranqueamos, do incentivo de uma educacao para certificacao (profissional, internacional, de proficencia linguistica) e por meio da fragmentacao do conhecimento e dos curriculos. Neste artigo, investigo como se da a relacao entre a lingua inglesa e a sociedade por meio dos discursos de alunos e professores do ensino medio de uma escolar tecnica e de uma faculdade de tecnologia, ambas as instituicoes do governo do estado de Sao Paulo. Percebe-se que o ensino e a aprendizagem de lingua inglesa nestes contextos se voltam para uma educacao mormente neoliberal. Palavras-chave: Neoliberalismo. Educacao neoliberal. Ensino/aprendizagem de lingua inglesa.

Referência(s)