Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação e tecnologia: O telefone celular como recurso de aprendizagem

2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 35 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n35.4262

ISSN

1983-9278

Autores

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Letícia Carvalho Belchior Emerick Fernandes,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Dentre as Tecnologias Digitais de Informao e Comunicao (TDICs) disponveis atualmente no processo educacional, destaca-se o telefone celular com suas diversas funes tais como cmeras fotogrfica e de filmagem, servio de mensagem, bluetooth, bloco de notas e acesso a internet. Nesta perspectiva, o objetivo desse artigo foi verificar como esta tecnologia est sendo utilizado como recurso de aprendizagem. O mtodo utilizado foi o estudo de casos realizado em duas Instituies de Ensino Mdio de Belo Horizonte, uma pblica e outra particular, numa abordagem qualitativa. O instrumento de pesquisa foi o questionrio. Os resultados revelam que as mdias portteis so uma realidade no cotidiano destas duas instituies e que os recursos disponveis no telefone celular permitem vrias aplicaes didticas. Ficando com desafio para o educador refletir sobre a insero destas tecnologias no processo de aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinmicas e atendendo as novas necessidades impostas pela Gerao Internet.

Referência(s)