Artigo Produção Nacional

Do discurso utópico ao deliberativo: fundamentos, currículo e formação docente para o ensino de música na escola regular

2014; Volume: 14; Issue: 15 Linguagem: Português

ISSN

2358-033X

Autores

Cecília Cavalieri França,

Tópico(s)

Neuroscience and Music Perception

Resumo

Este ensaio discorre sobre a transposicao de preceitos “utopicos” da educacao musicalpara as deliberacoes curriculares, discutindo-se os conceitos fundantes da disciplina e aspossibilidades do fazer musical na escola regular. Como partir de uma concepcao de curriculorizomatica para uma proposta curricular concreta sem que se perca o sentido da flexibilidade, daoportunidade e do encontro? O artigo pretende contribuir para o debate acerca das questoesrelativas a pratica da educacao musical na escola regular propondo um modelo de curriculo semiaberto,cujos conteudos sao declarados em uma matriz curricular experimental. Esta e ilustrada pormeio de relatos e esta sendo testada em um programa de formacao continuada para professores demusica nao especialistas que atuam em escolas regulares.

Referência(s)