OS GÊNEROS TEXTUAIS E A TIPOLOGIA INJUNTIVA
2009; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português
10.12957/cadsem.2009.9821
ISSN1806-9142
AutoresVanilda Salton Köche, Adiane Fogali Marinello, Odete Maria Benetti Boff,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoÉ consenso entre os teóricos que um ensino eficiente de língua maternapressupõe um trabalho com o texto. Geraldi (1993), um dos grandesestudiosos do ensino de língua portuguesa no Brasil, é enfático ao afirmarque a produção de textos, quer orais ou escritos, é ponto de partidae ponto de chegada de todo o processo de ensino-aprendizagem. Isso decorredo fato de a materialização dos textos acontecer nas situações sociaisdo dia-a-dia, na forma de gêneros textuais. Nessa perspectiva, osParâmetros Curriculares Nacionais (1999) recomendam o trabalho com otexto e consideram a função social dos gêneros, aproximando realidadesocial e ensino de língua. Sugerem ainda que o professor explore as tipologiastextuais no interior de cada gênero. Assim, o ensino de língua materna,metodologicamente situado na leitura, compreensão, análise e produçãode gêneros textuais, desponta como um importante caminho paraauxiliar no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.Este artigo apresenta uma discussão sobre gêneros e tipologiastextuais, aborda a tipologia injuntiva e analisa dois gêneros em que essatipologia predomina: um manual de instruções e uma receita culinária.Este estudo é significativo, pois textos injuntivos fazem parte do cotidianodo aluno e estão presentes nos diversos ambientes discursivos dasociedade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) e os teóricosBakhtin (1992), Adam (1992), Bronckart (1999), Fávero e Koch (1998),Geraldi (1993), Marcuschi (2002), Rosa (2003), Travaglia (1991), Schneuwly,Dolz e colaboradores (2004) fundamentam este trabalho.
Referência(s)