Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogos didáticos para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental

2016; Associação Sergipana de Ciências; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14808/sci.plena.2016.020701

ISSN

1808-2793

Autores

Jean Carlos Miranda, Gláucia Ribeiro Gonzaga, Rosa Costa, Caroline Coutinho Carneiro Freitas, Kíscila Cordeiro Côrtes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A Astronomia, apesar de presente em salas de aulas, por vezes, se apresenta como uma série de conteúdos de difícil entendimento. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), evento realizado desde 1998, foi criada como um importante recurso pedagógico, um instrumento de divulgação que objetiva estimular o interesse dos jovens sobre o tema, atuar como importante auxiliar na aprendizagem, de forma a contribuir para a melhoria do rendimento escolar. O presente trabalho apresenta três jogos didáticos desenvolvidos e aplicados em uma escola pública do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, com vistas à preparação de alunos do Ensino Fundamental para participação na OBA. Os jogos foram confeccionados com materiais de baixo custo e fácil aquisição. Para avaliação da usabilidade dos jogos, a compreensão e a clareza das regras, foi aplicado um questionário composto por oito questões fechadas e uma questão aberta. A análise dos questionários, bem como os resultados obtidos na OBA, indica que os jogos desenvolvidos cumpriram seus objetivos, contribuindo para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma divertida, didática e prazerosa. O trabalho desenvolvido com estas ferramentas didáticas para o estudo de Astronomia produziu um espaço privilegiado de construção e popularização do conhecimento científico com um olhar crítico e construtivo, que, por muitas vezes, é ignorada no trabalho escolar cotidiano.

Referência(s)
Altmetric
PlumX