
Projeto do sistema de freios para um protótipo de Fórmula SAE Elétrico
2015; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.6008/spc2318-3055.2014.002.0001
ISSN2318-3055
AutoresÃcaro da Silva Dória, Antônio José de Jesus Santos,
Tópico(s)Mechanical Engineering and Vibrations Research
ResumoEmbasada no campo da Engenharia Mecânica com ênfase na dinâmica veicular, esta investigação objetiva o dimensionamento e modelagem computacional do sistema de freios para um veículo monoposto tipo fórmula de alto desempenho, atendendo todas as normas exigidas pela SAE International. Um freio funciona graças ao atrito resultante do contato entre um elemento não rotativo do veículo e um disco ou tambor que gira com a roda. O atrito produz a força necessária para reduzir a velocidade do automóvel ao converter em calor que se dissipa no ar a energia mecânica do veículo. (COSTA, 2002.) O sistema de freios é um componente essencial ao veículo, um item de segurança indispensável, mas pouco lembrado, só naqueles momentos cruciais pelos quais ninguém gostaria de passar. O seu incorreto dimensionamento acarretará em resultados não muito agradáveis, trata-se de um sistema que não permite falhas. O trabalho desenvolvido qualifica-se quanto a natureza, como do tipo pesquisa aplicada e como motivação, a necessidade de produzir conhecimento para aplicação de seus resultados, com o objetivo de construir para fins práticos (BARROS; LEHFELD, 1989). Foram analisados materiais referentes à dinâmica veicular e foi possível desenvolver uma ferramenta bastante prática para os projetistas de freios, um dimensionador para sistemas de freios de veículos monopostos. Para o seu funcionamento é necessário que o projetista forneça os dados iniciais de projeto (peso do veículo, altura, largura...) que o programa realiza os cálculos e retorna com o sistema dimensionado. A pesquisa se baseia nos conceitos da dinâmica veicular (GILLESPIE, 1992) e no projeto de freios (LIMPERT, 1999). Esta pesquisa justifica-se pela carência de trabalhos relacionados ao dimensionamento de freios para veículos monopostos em âmbito nacional. Todo o estudo desenvolvido pode ser utilizado no dimensionamento de sistema de freios para outros tipos de veículos, de maior ou menor porte.
Referência(s)